sábado, 21 de maio de 2011

O Monobloco Mercedes Benz: Um carro para todos os gostos



Monobloco O-400 da Luamar: Qualidade, Durabilidade e Beleza indiscutível em um modelo que conquistou gerações



Tiago Endrigo

O O-400 é, sem dúvida, o modelo que foi mais bem aceito no mercado. Ouvi, certa vez, de um famoso empresário do ramo de transporte e turismo da regiao, que os Monoblocos são carros para todo o tipo de operação. "O Monobloco já vem pronto para rodar, não para quebrar", disse ele, orgulhoso.

E, sem dúvida, as palavras deste admirado empresário são sábias quando observamos que, pelo Brasil, muitas empresas adotaram o monobloco como carro da frota, tanto no nicho rodoviário quanto urbano. E isso é observado em quase que todas as empresas do Brasil. Vejamos, por exemplo, a Eroles, que possuiu O-370, O-371 e O-400, até modelos mais antigos do que esses. Assim foi também com a Samavisa Litoral. Aí vem também a São Geraldo, a Penha e outras empresas espalhadas pelo Brasil afora.





Quanto aos urbanos, citamos os Monoblocos da extinta CCTC, de São Paulo. Foram também uma inovação, já que grande parte da frota era movida à gás natural. Além disso, outras empresas da capital paulista adquiriram o modelo, nas mais variadas cores e variações. O MBB urbano foi, ainda, o pioneiro nos dizeres "Parada Solicitada" dentro do veículo. Quando o passageiro puxava a borboleta do sinal, o letreiro acendia.



Se citarmos o quesito durabilidade, é só ressaltar que muitas unidades ainda rodam em linhas rodoviárias de longas distâncias operadas por grandes empresas do ramo. O interior possuía um acabamento de primeira, enquanto a carroceria, em seu conjunto, incorporava peças nobres, duráveis, que em conjunto com o restante das peças e com o jogo óptico (que no O-400 ganhava conjunto de faróis dianteiros redondos, diferentes do seu antecessor, o O-371), conferiam ao veículo um designer arrojado.
Hoje os Monoblocos Mercedes são considerados carros saudosos. Mas, para a sorte de quem ama o modelo, continuam rodando o Brasil inteiro e, ainda se prestarmos atenção, veremos que são os veículos mais bem conservados entre os antigos que rodam pelas ruas. Isso retrata o amor que existe com o modelo (N.B.E.O.E.A.)








Get Your Own Scroller

Nenhum comentário: